NÃO JOGUE ÓLEO DE COZINHA NA PIA

14 set

GENTE, NÃO CUSTA NADA E EVITAMOS MUITOS PROBLEMAS FAZENDO ESSA SEPARAÇÃO DO ÓLEO.

COMECEI A FAZER EM CASA, COLOCANDO EM UMA GARRAFA PET COM A AJUDA DE UM FUNIL, NÃO FAZ SUJEIRA NENHUMA!

EU COSTUMAVA JOGAR NA PIA (QUE FEIO HEIN!!) DISSOLVIDO AO DETERGENTE, ACHANDO QUE AMENIZARIA A SITUAÇÃO, MAS DESCOBRÍ QUE NÃO ADIANTA NADA, PENEIRAR TAMBÉM NÃO RESOLVE!

 

O ÓLEO SE AGLUTINA DE NOVO E CRISTALIZA CAUSANDO TODO O MAL PARA A NATUREZA E O  TRANSTORNO QUE VOCÊ VAI LER AQUI EM BAIXO!!!

DESCOBRÍ QUE EM CURITIBA TEM POSTOS DE COLETA! VAMOS LÁ PESSOAL, SE CADA UM FIZER O QUE ESTÁ AO SEU ALCANCE O PLANETA VAI AGRADECER!

Óleo de cozinha e o meio ambiente

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema.
Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa.

Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo:

  • permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico;
  • se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática;
  • fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada.

Em Curitiba:

 Para evitar que o óleo de cozinha seja jogado no esgoto, a Prefeitura está lançando o serviço de coleta especial, com recolhimento nos 78 pontos do Câmbio Verde e nos 21 terminais de ônibus da cidade. Depois de recolhido, o óleo de fritura é encaminhado para a reciclagem, onde é transformado em sabão, detergente e matéria-prima para fabricação de outros produtos.Para ser entregue, a óleo deve ser armazenado em garrafas pets, de preferência transparentes. Os dias e horários da coleta podem ser obtidos pelo telefone 156 ou na página da Prefeitura na internet (www.curitiba.pr.gov.br). Outra opção é ligar diretamente para o departamento de Limpeza Pública, em dias e horários úteis (3338-8399).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: